Educação Infantil

Agenda

de Eventos

Calendário

Escolar

Nossos

Diferenciais

Horários

de Aula

Educação Infantil

A Educação Infantil é a primeira etapa da Educação Básica, essencial para crianças até 5 anos de idade. Ao entrarem nessa fase, as crianças passam por um período de adaptação, deixando os vínculos familiares para se integrarem em um ambiente escolar, onde são introduzidas à socialização estruturada. O objetivo dessa etapa é proporcionar práticas que conectem as experiências e os saberes das crianças com o conhecimento cultural, artístico, ambiental, científico e tecnológico, para promover o desenvolvimento integral dos pequenos de 2 a 5 anos.
O Colégio Batista de Aracruz tem como objetivo ampliar as oportunidades no desenvolvimento desses conteúdos, facilitando a articulação das áreas do conhecimento para melhorar as aprendizagens nos aspectos físicos, psicológicos, cognitivos e sociais das crianças, de acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e complementando as ações familiares e comunitárias.

image (24)
1

Alfabetização

A criança revela um universo de aprendizados essenciais para seu desenvolvimento integral na interação com seus pares e o ambiente. Nas experiências da educação infantil, cada atividade é uma porta aberta para o crescimento. Desde o primeiro traçar de letras e números até os primeiros encontros com palavras, o objetivo é claro: desenvolver habilidades linguísticas, cognitivas e motoras. A criança constrói as bases da leitura e escrita ao explorar o alfabeto, números e conceitos básicos e também se conecta mais profundamente com o mundo que a cerca. Cada interação no processo de alfabetização é um convite ao conhecimento, uma jornada rumo à compreensão e expressão plena.

3

Artes

As crianças possuem uma criatividade inata, e é essencial que o conteúdo pedagógico em sala de aula cultive essa característica tão importante. O contato com diferentes manifestações artísticas, culturais e científicas no cotidiano da escola, possibilita às crianças, por meio de experiências diversificadas, como: desenho, pintura, recortes, fotografia e escultura, entre outras, vivenciar várias formas de expressão e linguagens. Com essas experiências, elas se expressam criando suas próprias produções artísticas, estimulando a atividade intelectual, e também aprimorando a sensibilidade e as habilidades manuais, contribuindo para um desenvolvimento completo e harmonioso.

2

Brincadeiras

As brincadeiras exercem um papel fundamental no desenvolvimento infantil. A ludicidade é importante na formação da identidade, autonomia, socialização e senso de pertencimento das crianças e na aquisição de habilidades socioemocionais fundamentais, como resolução de conflitos, compartilhamento e empatia. O brincar constitui uma ferramenta relevante na compreensão do ambiente e sociedade conduzindo a criança a explorar e internalizar as normas, valores e dinâmicas presentes em sua comunidade e sociedade. Ao participar de jogos e atividades em grupo, as crianças desenvolvem habilidades de comunicação, cooperação e colaboração, e também um senso de pertencimento à comunidade, fortalecendo laços afetivos e cultivando relações interpessoais significativas.

4

Inglês

Na educação infantil, o trabalho com a língua inglesa em sala de aula de forma estruturada é dividida por momentos específicos: o "circle time", onde as crianças se reúnem em círculo para cantar músicas em inglês e expressar seus sentimentos; o "Daily routine", durante o qual exploramos os dias da semana, meses e estações do ano, palavras, e frases cotidianas, assim o aprendizado é reforçado de forma contínua e contextualizada. O material didático da FTD, utiliza o método "SEE THINK WONDER", que é amplamente utilizado nas escolas americanas, incentiva as crianças a observar, pensar e se maravilhar sobre o que estão aprendendo, promovendo um aprendizado ativo e reflexivo. O método proporciona uma vivência rica e envolvente com a língua inglesa, preparando as crianças para um aprendizado mais profundo e significativo no futuro. 

1

Alfabetização

A criança revela um universo de aprendizados essenciais para seu desenvolvimento integral na interação com seus pares e o ambiente. Nas experiências da educação infantil, cada atividade é uma porta aberta para o crescimento. Desde o primeiro traçar de letras e números até os primeiros encontros com palavras, o objetivo é claro: desenvolver habilidades linguísticas, cognitivas e motoras. A criança constrói as bases da leitura e escrita ao explorar o alfabeto, números e conceitos básicos e também se conecta mais profundamente com o mundo que a cerca. Cada interação no processo de alfabetização é um convite ao conhecimento, uma jornada rumo à compreensão e expressão plena.

2

Brincadeiras

As brincadeiras exercem um papel fundamental no desenvolvimento infantil. A ludicidade é importante na formação da identidade, autonomia, socialização e senso de pertencimento das crianças e na aquisição de habilidades socioemocionais fundamentais, como resolução de conflitos, compartilhamento e empatia. O brincar constitui uma ferramenta relevante na compreensão do ambiente e sociedade conduzindo a criança a explorar e internalizar as normas, valores e dinâmicas presentes em sua comunidade e sociedade. Ao participar de jogos e atividades em grupo, as crianças desenvolvem habilidades de comunicação, cooperação e colaboração, e também um senso de pertencimento à comunidade, fortalecendo laços afetivos e cultivando relações interpessoais significativas.

3

Artes

As crianças possuem uma criatividade inata, e é essencial que o conteúdo pedagógico em sala de aula cultive essa característica tão importante. O contato com diferentes manifestações artísticas, culturais e científicas no cotidiano da escola, possibilita às crianças, por meio de experiências diversificadas, como: desenho, pintura, recortes, fotografia e escultura, entre outras, vivenciar várias formas de expressão e linguagens. Com essas experiências, elas se expressam criando suas próprias produções artísticas, estimulando a atividade intelectual, e também aprimorando a sensibilidade e as habilidades manuais, contribuindo para um desenvolvimento completo e harmonioso.

4

Inglês

Na educação infantil, o trabalho com a língua inglesa em sala de aula de forma estruturada é dividida por momentos específicos: o "circle time", onde as crianças se reúnem em círculo para cantar músicas em inglês e expressar seus sentimentos; o "Daily routine", durante o qual exploramos os dias da semana, meses e estações do ano, palavras, e frases cotidianas, assim o aprendizado é reforçado de forma contínua e contextualizada. O material didático da FTD, utiliza o método "SEE THINK WONDER", que é amplamente utilizado nas escolas americanas, incentiva as crianças a observar, pensar e se maravilhar sobre o que estão aprendendo, promovendo um aprendizado ativo e reflexivo. O método proporciona uma vivência rica e envolvente com a língua inglesa, preparando as crianças para um aprendizado mais profundo e significativo no futuro. 

Uma educação de qualildade...

O que os pais de nossos alunos têm a dizer sobre o colégio...

Larice Cordeiro

Mãe da Isabella e Luísa

"Nossa experiência como pais da Isabela e da Luísa no Colégio Batista tem sido incrível. Sentimos segurança em saber que a escola ensina e defende os princípios e valores que valorizamos como família. Estamos imensamente gratos pela dedicação dos professores e pela comunicação aberta e transparente com a administração. Observar o progresso e o entusiasmo de nossas filhas pela aprendizagem é verdadeiramente gratificante. Recomendamos esta escola de todo o coração."

Lara

Mãe do Franscisco

Francisco começou a estudar no colégio PIBARA nesse ano de 2024, viemos de Colatina para Aracruz e meu maior medo era a adaptação mas fui surpreendida. Os motivos que nos levaram a PIBARA, foram o ensino, a segurança e principalmente os valores da escola. Os profissionais, as famílias, as crianças todos foram super acolhedores. O ensino, a abordagem de todos é excelente. A PIBARA é uma grande família!

Jackeline Pimassoni

Mãe da Ana Beatriz

Escolhemos o Colégio Batista pelos valores e por me lembrar do meu jardim de infância, onde aprendi a ser criança. Colocamos nossa filha no primeiro ano de atividade do Colégio e acreditamos no propósito que tinham nos passado e amorosidade e respeito para com as crianças. Hoje temos dois filhos que estudam no Colégio e sinto confiança em deixá-los durante um período do dia sob a responsabilidade dos professores e funcionários. Nossos pequenos gostam demais de estar nesse ambiente de aprendizado.

Larice Cordeiro

Mãe da Isabella e Luísa

"Nossa experiência como pais da Isabela e da Luísa no Colégio Batista tem sido incrível. Sentimos segurança em saber que a escola ensina e defende os princípios e valores que valorizamos como família. Estamos imensamente gratos pela dedicação dos professores e pela comunicação aberta e transparente com a administração. Observar o progresso e o entusiasmo de nossas filhas pela aprendizagem é verdadeiramente gratificante. Recomendamos esta escola de todo o coração."

Lara

Mãe do Franscisco

Francisco começou a estudar no colégio PIBARA nesse ano de 2024, viemos de Colatina para Aracruz e meu maior medo era a adaptação mas fui surpreendida. Os motivos que nos levaram a PIBARA, foram o ensino, a segurança e principalmente os valores da escola. Os profissionais, as famílias, as crianças todos foram super acolhedores. O ensino, a abordagem de todos é excelente. A PIBARA é uma grande família!

Jackeline Pimassoni

Mãe da Ana Beatriz

Escolhemos o Colégio Batista pelos valores e por me lembrar do meu jardim de infância, onde aprendi a ser criança. Colocamos nossa filha no primeiro ano de atividade do Colégio e acreditamos no propósito que tinham nos passado e amorosidade e respeito para com as crianças. Hoje temos dois filhos que estudam no Colégio e sinto confiança em deixá-los durante um período do dia sob a responsabilidade dos professores e funcionários. Nossos pequenos gostam demais de estar nesse ambiente de aprendizado.