Educação Infantil
Educação Infantil
A Educação Infantil é a primeira etapa da Educação Básica, essencial para crianças até 5 anos de idade. Ao entrarem nessa fase, as crianças passam por um período de adaptação, deixando os vínculos familiares para se integrarem em um ambiente escolar, onde são introduzidas à socialização estruturada. O objetivo dessa etapa é proporcionar práticas que conectem as experiências e os saberes das crianças com o conhecimento cultural, artístico, ambiental, científico e tecnológico, para promover o desenvolvimento integral dos pequenos de 2 a 5 anos.
O Colégio Batista de Aracruz tem como objetivo ampliar as oportunidades no desenvolvimento desses conteúdos, facilitando a articulação das áreas do conhecimento para melhorar as aprendizagens nos aspectos físicos, psicológicos, cognitivos e sociais das crianças, de acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e complementando as ações familiares e comunitárias.

Alfabetização
A criança revela um universo de aprendizados essenciais para seu desenvolvimento integral na interação com seus pares e o ambiente. Nas experiências da educação infantil, cada atividade é uma porta aberta para o crescimento. Desde o primeiro traçar de letras e números até os primeiros encontros com palavras, o objetivo é claro: desenvolver habilidades linguísticas, cognitivas e motoras. A criança constrói as bases da leitura e escrita ao explorar o alfabeto, números e conceitos básicos e também se conecta mais profundamente com o mundo que a cerca. Cada interação no processo de alfabetização é um convite ao conhecimento, uma jornada rumo à compreensão e expressão plena.
Artes
As crianças possuem uma criatividade inata, e é essencial que o conteúdo pedagógico em sala de aula cultive essa característica tão importante. O contato com diferentes manifestações artísticas, culturais e científicas no cotidiano da escola, possibilita às crianças, por meio de experiências diversificadas, como: desenho, pintura, recortes, fotografia e escultura, entre outras, vivenciar várias formas de expressão e linguagens. Com essas experiências, elas se expressam criando suas próprias produções artísticas, estimulando a atividade intelectual, e também aprimorando a sensibilidade e as habilidades manuais, contribuindo para um desenvolvimento completo e harmonioso.
Brincadeiras
As brincadeiras exercem um papel fundamental no desenvolvimento infantil. A ludicidade é importante na formação da identidade, autonomia, socialização e senso de pertencimento das crianças e na aquisição de habilidades socioemocionais fundamentais, como resolução de conflitos, compartilhamento e empatia. O brincar constitui uma ferramenta relevante na compreensão do ambiente e sociedade conduzindo a criança a explorar e internalizar as normas, valores e dinâmicas presentes em sua comunidade e sociedade. Ao participar de jogos e atividades em grupo, as crianças desenvolvem habilidades de comunicação, cooperação e colaboração, e também um senso de pertencimento à comunidade, fortalecendo laços afetivos e cultivando relações interpessoais significativas.
Inglês
Na educação infantil, o trabalho com a língua inglesa em sala de aula de forma estruturada é dividida por momentos específicos: o "circle time", onde as crianças se reúnem em círculo para cantar músicas em inglês e expressar seus sentimentos; o "Daily routine", durante o qual exploramos os dias da semana, meses e estações do ano, palavras, e frases cotidianas, assim o aprendizado é reforçado de forma contínua e contextualizada. O material didático da FTD, utiliza o método "SEE THINK WONDER", que é amplamente utilizado nas escolas americanas, incentiva as crianças a observar, pensar e se maravilhar sobre o que estão aprendendo, promovendo um aprendizado ativo e reflexivo. O método proporciona uma vivência rica e envolvente com a língua inglesa, preparando as crianças para um aprendizado mais profundo e significativo no futuro.
Alfabetização
A criança revela um universo de aprendizados essenciais para seu desenvolvimento integral na interação com seus pares e o ambiente. Nas experiências da educação infantil, cada atividade é uma porta aberta para o crescimento. Desde o primeiro traçar de letras e números até os primeiros encontros com palavras, o objetivo é claro: desenvolver habilidades linguísticas, cognitivas e motoras. A criança constrói as bases da leitura e escrita ao explorar o alfabeto, números e conceitos básicos e também se conecta mais profundamente com o mundo que a cerca. Cada interação no processo de alfabetização é um convite ao conhecimento, uma jornada rumo à compreensão e expressão plena.
Brincadeiras
As brincadeiras exercem um papel fundamental no desenvolvimento infantil. A ludicidade é importante na formação da identidade, autonomia, socialização e senso de pertencimento das crianças e na aquisição de habilidades socioemocionais fundamentais, como resolução de conflitos, compartilhamento e empatia. O brincar constitui uma ferramenta relevante na compreensão do ambiente e sociedade conduzindo a criança a explorar e internalizar as normas, valores e dinâmicas presentes em sua comunidade e sociedade. Ao participar de jogos e atividades em grupo, as crianças desenvolvem habilidades de comunicação, cooperação e colaboração, e também um senso de pertencimento à comunidade, fortalecendo laços afetivos e cultivando relações interpessoais significativas.
Artes
As crianças possuem uma criatividade inata, e é essencial que o conteúdo pedagógico em sala de aula cultive essa característica tão importante. O contato com diferentes manifestações artísticas, culturais e científicas no cotidiano da escola, possibilita às crianças, por meio de experiências diversificadas, como: desenho, pintura, recortes, fotografia e escultura, entre outras, vivenciar várias formas de expressão e linguagens. Com essas experiências, elas se expressam criando suas próprias produções artísticas, estimulando a atividade intelectual, e também aprimorando a sensibilidade e as habilidades manuais, contribuindo para um desenvolvimento completo e harmonioso.
Inglês
Na educação infantil, o trabalho com a língua inglesa em sala de aula de forma estruturada é dividida por momentos específicos: o "circle time", onde as crianças se reúnem em círculo para cantar músicas em inglês e expressar seus sentimentos; o "Daily routine", durante o qual exploramos os dias da semana, meses e estações do ano, palavras, e frases cotidianas, assim o aprendizado é reforçado de forma contínua e contextualizada. O material didático da FTD, utiliza o método "SEE THINK WONDER", que é amplamente utilizado nas escolas americanas, incentiva as crianças a observar, pensar e se maravilhar sobre o que estão aprendendo, promovendo um aprendizado ativo e reflexivo. O método proporciona uma vivência rica e envolvente com a língua inglesa, preparando as crianças para um aprendizado mais profundo e significativo no futuro.